O que é criptococose?
Televendas: (41) 3091 - ver fone
Já sou cliente: (41) 3091 - ver fone

doença criptococose

A criptococose é uma doença infecciosa causada por fungo, presente no mundo todo, e atingindo mamíferos domésticos, animais silvestres e o homem.

Seu agente causador está presente principalmente no solo, contaminado por fezes de aves (pombos são os principais portadores), permanecendo ativo por até dois anos.

A contaminação se dá através da inalação do esporos do fungo. É caracterizada por lesões nodulares ou abscessos nos pulmões, tecidos subcutâneos, juntas, cérebro e meninges. Se o indivíduo infectado estiver com o sistema imunológico fraco, a infecção pode espalhar-se através da circulação sanguínea ou linfática, causando danos cerebrais que podem levar a morte. Ela pode inicialmente ser confundida como uma meningite leve.

Uma característica marcante da enfermidade é que não é possível acabar completamente com o fungo. O tratamento é demorado, caro e algumas vezes o paciente não resiste.

A melhor forma de prevenção são ações de controle de pombos, pois com a menor população destes, menor será a probabilidade de proliferação do fungo.

Fale com a Bio Control direto pelo WhatsApp.